quarta-feira, 30 de abril de 2014

Parse mais barato, mais simples e sobre demanda





O serviço Parse, que foi comprado pelo Facebook alguns meses atrás, resolveu alterar o modelo de pagamento. Antes só havia duas possibilidades: o plano Free que te dava direito a 1M de requisições por mês e o plano de 200$ mensais que te dava direito a 15M de requisições. Não vou entrar nos detalhes dos planos, mas para o início do desenvolvimento 1M parece inalcançável. Mas quando o aplicativo começava a fazer um certo sucesso, dependendo da forma com que você usava o Parse este valor atingia rapidinho. E nem sempre o seu app já estava rendendo os 200$ para justificar o plano PRO.

Bom, o que importa agora é que o Parse Facebook resolveu modificar o modelo de cobrança para um modelo pay-as-you-go onde você paga de acordo com o uso. Muito parecido com o modelo de cobrança do Heroku pra quem conhece.

Outros pontos legais é que ele manteve o plano inicial gratuito que te dá direito a 30 requisições por segundo. Aumentou 20x o espaço de arquivos. E adicionou alguns recursos que antes estavam disponíveis apenas no plano PRO.


Para quem desenvolve para mobile, e ainda não conhece o Parse, eu recomendo a visita:
http://www.parse.com